A ETE VASCO ANTONIO VENCHIARUTTI tem como patrono o arquiteto Vasco Antonio Venchiarutti o qual tinha o sonho de criar em Jundiaí uma escola para formação de profissionais da Construção Civil. Ele, então Prefeito Municipal, promulgou a Lei nº 624 de 15 de março de 1958 instituindo a Escola Técnica de Construção Civil, firmando em seguida, convênio com União (MEC), Estado e Prefeitura Municipal para a construção das instalações dos prédios que abrigariam a Escola.
Num gesto altruísta, a Família Storani, doou área de 200.000m² junto ao trevo do então 2º G.O. 155, parte da Fazenda Nossa Senhora do Desterro para a instalação da Escola que, em janeiro de 1961, já na administração do Prefeito Dr. Omair Zomignani, teve lançada a sua pedra fundamental.
Foi então constituída uma comissão coordenadora das obras e um grupo executivo de trabalho para encaminhar os documentos para aprovação na Secretaria de Educação e no Ministério de Educação e Cultura, tendo sida realizada a última reunião dos grupos em 02 de julho de 1964, já nas dependências da Escola. Em fevereiro de 1965 foi aprovado o Regime Interno do Conselho Técnico, órgão que gerenciou as atividades da Escola até meados de 1978.
Seu primeiro diretor foi o professor João Augusto de Oliveira, empossado em 02 de dezembro de 1965, tendo sida oficialmente inaugurada a escola em 15 de março de 1966, quando das aulas inaugurais dos cursos de Agrimensura e Edificações contando então com um total de 32 alunos, seguiram-se como diretor os professores José Victorio Sacilotto, Benedicto Marchi, Fernando Pereira da Costa, Orlando Ramires, Regina Judith Mancin, Isa Maria Borrego Lorena, Mauro Araújo Gut, Cristiane Cusin Pupo, Nelson Fioravanti Júnior e atualmente Rosmari Colcerniani.
Denominado à partir de então COLÉGIO TÉCNICO DE JUNDIAÍ, a escola teve um crescimento do número de alunos, atingindo os picos em 1974 (1.700 alunos) e novamente em 1992 com o mesmo número, atualmente a escola abriga 1562 alunos nos períodos diurno e noturno, distribuídos nos cursos de Ensino Médio, Agrimensura, Design de Interiores, Edificações, Informática, Meio Ambiente, Saneamento, Segurança do Trabalho e Transporte sobre Pneus e Trânsito Urbano, este último em convênio com a Prefeitura Municipal de Jundiaí.
Em 1983, através de Decreto Lei Estadual nº 3783, a denominação da Escola passou a ser ETE Vasco Antonio Venchiarutti, numa homenagem àquele que lutou para sua instalação, e se orgulha de formar técnicos altamente qualificados, enriquecendo o mercado de trabalho de todo o País.